NEG na SEPEX 2011

Neste ano, o Núcleo de Estudos Gramaticais participa da 10ª edição da Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSC (SEPEX) no estande 102, com o tema “Gramática do português ‘errado'”. O NEG quer mostrar que mesmo as variedades orais da língua que não seguem a norma padrão não são “erradas”, mas também seguem regras gramaticais, e que os fenômenos que ocorrem nessas variedades podem ser explicados por uma teoria linguística. Além disso, busca-se criar a consciência de que o que é considerado “certo” e “culto” hoje, pode ser o “feio” e “errado” amanhã.

O tema “Gramática do português ‘errado'” será abordado em uma série de banners, cada um explicando um fenômeno comum das variedades não-padrão. Foram escolhidos para esta apresentação quatro desses fenômentos para serem explicados à luz de uma análise linguística. Entre eles está o rotacismo, em que há a troca do som de “L” pelo som de “R” em palavras como, por exemplo, “expricação” e “marvado”. Veremos que esse fenômeno é uma tendência natural da língua. Outro fenômeno abordado é a ocorrência da terminação ‘-emo’, em construções como “nós andemo”, e “nós falemo”. Também será mostrado o fenômeno do “mim” em construções como “pra mim fazer”, condenado pela gramática normativa, porém, regular e sistemático na língua falada. Finalmente, será abrodado o fenômeno das contrações, em construções com “cagente” (=com a gente).

Além dos banners da “Gramática do português ‘errado'” estarão expostos também os banners apresentados na SEPEX do ano passado, que podem ser acessados aqui pelo site (no menu “Na SEPEX 2010). Além disso, o visitante poderá assistir a apresentação sobre os Quantificadores Chulos e jogar com o monta-palavras, atividades que chamaram muita atenção na SEPEX 2010. Serão apresentados também vídeos sobre outros fenômenos da “Gramática do português ‘errado'”.

Leia aqui o texto introdutório sobre a “Gramática do português ‘errado'”.

Veja algumas fotos do estande do NEG na SEPEX 2011.

Veja os banners da “Gramática do Português ‘errado'” em PDF.